A EDP afirmou, esta quinta-feira, estar empenhada na concretização de uma auditoria independente aos contadores multitarifa que deverá estar concluída brevemente.
Corpo do artigo
Esta é a resposta da empresa aos dados revelados pela associação de defesa do consumidor Deco, segundo a qual quase metade dos contadores bi-horários em Portugal continental apresenta a hora errada, o que se reflete nas faturas.
"Neste momento estão em curso todos os passos previstos para a realização de uma auditoria aos contadores multitarifa a realizar por entidade externa e independente, conforme foi decidido pela ERSE", a entidade reguladora, afirmou a fonte da EDP.
Os primeiros resultados deverão sair no final deste ano ou início de 2013 para o continente, onde a operadora é a EDP, enquanto nos Açores e na Madeira, onde operam as empresas regionais, serão conhecidas as conclusões no fim do primeiro trimestre do ano, disse o presidente da ERSE, Vítor Santos.
A Deco diz que o cenário é mais grave do que a EDP havia já admitido anteriormente. A análise da defesa do consumidor mostra que em cada 10 contadores multitarifa, mais de quatro tinham o relógio desacertado. Nos Açores e na Madeira, com outros distribuidores, também há erros.
A EDP afirmou ainda, esta quinta-feira, que indemnizou 106 mil consumidores, conforme recomendado pela Entidade Reguladora (ERSE) e que está em curso a auditoria também prevista, na sequência dos casos identificados. Os contadores, segundo a mesma fonte, apresentavam um erro, que foi corrigido.