Compostos orgânicos, isto é, substâncias com carbono que possam dar origem a uma qualquer forma de vida, não foram encontrados no planeta Marte, segundo os responsáveis pela expedição do robô "Curiosity", da NASA, que testou várias amostras do solo do planeta vermelho.
Corpo do artigo
As análises feitas a essas amostras revelaram a existência de água, cloro e outros elementos, mas não revelaram a de qualquer composto orgânico. Os resultados eram esperados com expectativa desde que John Grotzinger, um dos responsáveis da missão, declarou em entrevista, há uns meses, que a expedição poderia ter resultados dignos de alterarem os livros de história.
As especulações foram tantas que, na semana passada, a NASA lançou um comunicado a esclarecer que algumas delas eram infundadas.
Ainda assim, o robot só está em missão há quatro meses (aterrou em Marte em agosto) faltando muito território por explorar. A previsão é de que a sua missão dure, no mínimo, dois anos.
O robot pesa quase uma tonelada e está capacitado com sofisticados instrumentos que lhe permitem estudar Marte como nunca o foi até agora. Logo um mês após a aterragem do "Curiosity" naquele planeta a NASA veio dizer que o robot descobriu rochas que poderiam ter sido modeladas por um rio.
Para já, a missão da NASA continuará a analisar todo o tipo de rochas que vão aparecendo. Não está descartada, contudo, a busca de compostos orgânicos.
