Código da Estrada traz novas regras para ciclistas

 | 29.01.2013 - 00:00
A revisão do Código da Estrada vai introduzir novas regras para a circulação de velocípedes. As associações de ciclistas esperam que, finalmente, a bicicleta deixe de ser considerada uma carroça na estrada.
 
Código da Estrada traz novas regras para ciclistas
foto José Mota / Global Imagens

Segundo o artigo 32, " o condutor de um velocípede, de um veículo de tração animal ou de animais deve ceder a passagem aos veículos a motor". Um princípio desatualizado para as associações que representam os ciclistas. "Perde prioridade para todos, é tratada como um carro de mão", alerta José Manuel Caetano, presidente da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta.

O pormenor torna-se relevante em caso de acidente, tal como a questão da condução em fila estipulada por lei, outra da reivindicações, propondo a federação a condução lado a lado; ou a indicação de seguir o mais direita possível.

"É mais do que o momento para lançar as mudanças na lei", declara Ana Pereira, presidente da Associação Mobilidade Urbana em Bicicleta. Estamos a assistir "a uma discriminação da bicicleta" numa altura "em que mais do que duplicou a sua utilização, graças à conjugação de dois fatores: moda e baixo custo". A Ana Pereira, instrutora de condução de bicicleta, em Lisboa, profissão improvável há uns anos, não faltam alunos, parte deles adultos que foram recuperar as bicicletas guardadas nas arrumações e garagens.

O Ministério da Administração Interna garante ao JN a inclusão de novas regras para as bicicletas na revisão do CE, prometida para breve. "O aumento do uso dos modos suaves de mobilidade traz novos desafios à estratégia de segurança que têm de ser, e são, logicamente contemplados". Quais são, não adianta. Os ciclistas confiam na evolução das normas, mas receiam que "venham daí medidas castradoras ao uso da bicicleta". A obrigatoriedade de seguro e capacete não são prioridade, por exemplo. Preferem deixar a decisão à mercê do utilizador. "Na Austrália, onde se experimentou regras restritivas, recuou-se em 40% o uso da bicicleta e não queremos esse retrocesso", diz José Manuel Caetano.

Ana Pereira espera ver nas novas normas inspiração para o salutar convívio entre automobilistas e ciclistas. No facebook, circula a comparação de declarações de Carlos Barbosa, presidente do Automóvel Clube de Portugal, e o do congénere britânico. Ao contrário deste, defensor de uma maior consciencialização dos condutores face aos ciclistas, Barbosa põe a tónica no desrespeito dos ciclistas.

Manuel João Ramos, da Associação de Cidadãos Auto-mobilizados, preferia uma resolução do problema pela raiz: diminuir a velocidade permitida dentro das cidades a 30 quilómetros/hora, à semelhança do que acontece nos meios urbanos por essa Europa fora. Os ciclistas confiariam nos automobilistas e deixariam os passeios.

 
 
Cronologia 2014
PEPE Jornadas Empreendedorismo Turismo - JN Destaque
BT Edições Multimédia
 
subscreva já
newsletter diária jn
Receba diariamente no seu e-mail a Newsletter do JN e alertas de última hora

 
 
Mais Sociedade
17.12.14
O administrador da Controlinveste Media Rolando Oliveira disse esta quarta-feira que o grupo Controlinveste Media "julga ter contribuído para uma...
17.12.14
A notícia do JN sobre a abertura de cantinas escolares a alunos e familiares diretos chegou, na manhã desta quarta-feria, à Comissão Europeia, onde...
Comentar
Caracteres Disponíveis: 750
Enviar Comentário
Obrigado! O seu comentário ficará visível dentro de momentos.
Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde.

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O JN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados.
Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

54 Comentários

Mais Lidas
12.12.14
A Autoridade Nacional de Proteção Civil emitiu um aviso de mau tempo à população para o fim de semana. A previsão de chuvas fortes, queda de neve...


Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled