"Sociedade aguenta tudo", diz D. José Policarpo

19/02/2013
O cardeal-patriarca de Lisboa defendeu, esta terça-feira, que a sociedade portuguesa "aguenta tudo", no que toca à austeridade, mas lembrou que o poder não deve ser usado indiscriminadamente, "para fazer aquilo que não é preciso ser feito".
 
"Sociedade aguenta tudo", diz D. José Policarpo
foto Global Imagens/Arquivo
D. José Policarpo

"A sociedade aguenta tudo. Esperamos que as linhas de conduta sejam realistas, mas prudentes. Não se deve usar o poder para fazer aquilo que não é preciso ser feito", declarou José Policarpo, em entrevista à RTP1, ao ser questionado sobre os limites da resistência dos portugueses à austeridade.

Leia Também

Acerca do papel da Igreja Católica em tempos de crise, o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa referiu que "tem de estar presente, atenta a quem sofre", oferecendo "amor, verdade e fé".

José Policarpo afirmou que, no meio político, "há gente que está calada" e que "não há sentido de bem comum" se as pessoas não se sentirem "corresponsáveis" na sua comunidade.

Para o cardeal-patriarca de Lisboa, a crise na Europa "está para durar", sendo necessário uma "revolução cultural" para melhorar a sociedade, já que "a cultura tem na base a compreensão humana".

Policarpo assumiu, sem nomear as circunstâncias, que a Igreja Católica "foi sofrendo um desgaste" e que nela se têm passado "coisas muito graves e tristes".

Contudo, apontou que a Igreja não é só um repositório de "pecados e fraquezas", tem "uma força silenciosa, a de muitos milhões de cristãos que procuram ser fiéis".

Ler Artigo Completo
 
 
 
subscreva já
newsletter diária jn
Receba diariamente no seu e-mail a Newsletter do JN e alertas de última hora

 
 
Mais Sociedade
26.03.15
A Fenprof vai apresentar queixas à Inspeção-Geral da Educação e Ciência e à Procuradoria-Geral da República com denúncias de violações da lei da greve...
26.03.15
O contra-almirante Silvestre Correia vai comandar a "Standing NATO Maritime Group 1", entre junho e dezembro deste ano, a força naval da organização...
26.03.15
Os pólenes vão estar em níveis muito elevados em todo o país desde sexta-feira até ao dia 2 de abril, informou a Sociedade Portuguesa de Alergologia...
26.03.15
David Palmer, presidente dos EUA na série "24" ,é campeão de popularidade num estudo feito pela agência Reuters. Obama aparece no fim da lista, atrás...
Comentar
Caracteres Disponíveis: 750
Enviar Comentário
Obrigado! O seu comentário ficará visível dentro de momentos.
Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde.

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O JN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados.
Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

 


Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled