
Paulo Spranger/Global Imagens
Os peregrinos em Fátima juntam-se, esta segunda-feira, aos bispos para consagrarem o pontificado de Francisco a Nossa Senhora. Em Roma, dois padres portugueses concelebram com o Papa na capela da Casa de Santa Marta.
No dia em que o episcopado português consagra no Santuário o pontificado de Francisco à Senhora de Fátima - um pedido feito pelo próprio Papa a D. José Policarpo -, em Roma dois padres que residem no Pontifício Colégio Português concelebram a missa deste dia com o sumo pontífice.
A celebração, dedicada a Nossa Senhora de Fátima e que contará ainda com a presença de duas irmãs que trabalham no Colégio, está marcada para as 7 horas, na Capela da Casa de Santa Marta, onde o Papa reside desde 13 de março, dia em que foi eleito sucessor de Bento XVI.
Francisco, que ontem canonizou os três primeiros santos do pontificado - um italiano, uma colombiana e uma mexicana -, terá nas missas que celebrar nesta semana a presença de padres e freiras portuguesas. Para além da homilia, os portugueses poderão tirar uma fotografia com o Papa e cumprimentá-lo.
A ligação de Francisco a Fátima tornou-se relevante, quando, em 1992, a imagem Peregrina esteve em Buenos Aires, Argentina. Um facto lembrando pelo Papa, durante o primeiro Angellus, que celebrou na Praça de S. Pedro, em Roma.
A consagração do pontificado, marcada para o final da missa do Adeus, terá lugar na Capelinha das Aparições, e unirá os bispos aos mais de 250 mil peregrinos que estão em Fátima, 37 mil dos quais chegaram a pé.
Esta peregrinação de maio fica também marcada pela consagração da Jornada Mundial da Juventude, que decorre no Rio de janeiro de 23 a 28 de julho próximo, e que foi feita ontem à noite, pelo arcebispo do Rio de Janeiro.
Mas foram as palavras do bispo da diocese de Leiria Fátima que marcaram a tarde de ontem. D. António Marto defendeu que "a condução meramente economicista torna insustentável a vida das famílias" e apelou à sensibilidade do Governo, dos partidos e dos parceiros sociais para "a pobreza e sofrimento" da população. E lembrou que os pedidos às Cáritas já aumentaram 70%.
