Quase todo o território de Portugal continental está, esta sexta-feira, sob aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de quatro, devido à previsão de chuva e vento fortes, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
De acordo com informação disponibilizada na página da internet do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), todos os distritos de Portugal continental, com exceção do interior norte, estão sob aviso laranja.
Os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu e Guarda estão sob aviso amarelo, o segundo menos grave, também devido à previsão de chuva e vento.
O aviso laranja, em vigor até ao fim do dia desta sexta-feira, diz respeito, segundo o IPMA, a uma situação meteorológica de risco moderado a elevado enquanto o amarelo pressupõe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O IPMA prevê para esta sexta-feira céu muito nublado e a queda de chuva forte, passando a regime de aguaceiros, por vezes fortes. Prevê-se também a possibilidade de ocorrência de trovoada, em especial a partir do início da tarde.
O vento deverá soprar moderado, entre 20 e 30 quilómetros por hora (km/h), sendo moderado a forte, de 30 a 45 km/h no litoral oeste, com rajadas da ordem dos 70 km/h, e forte a muito forte, de 45 a 65 km/h nas terras altas, com rajadas na ordem dos 100 km/h.
O IPMA prevê ainda para hoje uma pequena subida da temperatura mínima no litoral norte e centro, e uma descida da temperatura máxima, em especial nas regiões do interior.
Quanto às temperaturas, em Lisboa e no Porto prevê-se uma máxima de 22 graus Celsius, e em Faro de 23.
