Uma tromba de água, durante a madrugada desta terça-feira, deixou um rasto de destruição em Palme, freguesia de Barcelos. O ribeiro ganhou tal dimensão que levou tudo à frente. Uma ponte desapareceu, as ruas deixaram do o ser e a força das águas até rasgou quintais e eiras para criar um novo trajeto.
Corpo do artigo
No Lugar da Aldeia, em Palme, são às centenas os populares que, esta terça-feira de manhã, entre a curiosidade e lamentos, afirmam "nunca terem visto nada assim". O ribeiro, que nunca incomodou, arrastou pedras gigantes e, por onde não conseguiu passar, derrubou muros e arrastou árvores.
A Rua da Aldeia desapareceu, sobrando apenas uma linha de paralelos que recorda que ali havia uma rua. Três ecopontos foram arrastados vários metros.
Ao longo de cerca de dois quilómetros, são visíveis árvores arrancadas pela força da água. "Aquela oliveira estava a 500 metros do local", diz Adelino Gomes, de 82 anos, apontando para uma árvore de grande porte.
Maria Vilas Boas faz contas à vida. O ribeiro mudou de trajetória e correu para o interior da casa, levando consigo o investimento de uma vida. "Não sei o que vou fazer. A eira desapareceu, rebentou com os muros e está a passar no meio do meu terreno", refere por entre lágrimas de desespero.