
SpaceX
O lançamento de um foguetão da SpaceX, com a cápsula de carga "Dragon", para a Estação Espacial Internacional vai decorrer esta segunda-feira, como planeado, apesar de uma falha que está a afetar um computador na estação.
O foguetão "Falcon 9" e a sua cápsula não tripulada "Dragon" estão programados para descolar de Cabo Canaveral na Florida, às 4.58 horas (21.58 em Portugal continental), disse o vice-presidente da SpaceX, Hans Koenigsmann.
As previsões meteorológicas apontam para uma probabilidade de 80% de condições favoráveis a um lançamento bem-sucedido, o terceiro operado pela empresa de transporte espacial norte-americana.
Este lançamento esteve inicialmente previsto para meados de março.
O gestor da missão na estação espacial, Mike Suffredini, disse que o lançamento "SpaceX-3" ficou decidido numa reunião. "Já tínhamos determinado que estávamos prontos para o lançamento na semana passada, no entanto, ontem à tarde um dos nossos MDM externos falhou", disse, referindo-se a um computador.
Existem cerca de 10 MDM na estação espacial, que controlam sistemas automatizados na base. Uma caminhada espacial será necessária para reparar o computador.
A NASA quer que o foguetão "SpaceX" lance a sua carga para a base com a maior brevidade possível.
"O SpaceX leva a bordo vários sistemas críticos, incluindo um novo fato espacial, componentes para arranjar os fatos espaciais existentes, experiências de investigação muito importantes e alguma logística para os membros da tripulação a bordo, por isso tem de lá chegar o mais cedo possível", disse Mike Suffredini.
A SpaceX, pertencente ao empresário Elon Musk, tornou-se a primeira entidade comercial a chegar à estação espacial, com a sua cápsula de carga "Dragon", em 2012.
A empresa tem um contrato de 1.600 milhões dólares com a NASA para uma série de missões de abastecimento no futuro.
A Dragon é uma cápsula reutilizável em formato de goma.
