São a mais jovem comunidade de imigrantes. A idade média da população chinesa a viver em Portugal é de 31,1 anos, bastante inferior à dos portugueses, nos 42,1 anos. E são a que mais crianças tem.
Corpo do artigo
As crianças chinesas dos zero aos quatro anos são o dobro das existentes nas restantes comunidades de imigrantes em Portugal. Até aos nove anos, a tendência mantém-se e só perde força no patamar seguinte. Um retrato de uma comunidade jovem, que quintuplicou nos últimos dez anos, perdendo a invisibilidade social. Escondiam-se no interior das lojas. Hoje, estão integrados nas escolas. Serão 11458 os cidadãos de nacionalidade chinesa a residir em Portugal.
Os chineses têm características acentuadamente diferentes dos outros estrangeiros. Por exemplo, há mais casados do que solteiros e daí os filhos. 59% dos chineses são casados; 38% estão solteiros. No total dos imigrantes, os solteiros são 53% e os comprometidos 39%, de acordo com um estudo divulgado recentemente pelo Instituto Nacional de Estatística, centrado na caracterização dos imigrantes em Portugal, que partiu dos dados dos últimos Censos (2011).
Ler mais na versão e-paper ou na edição impressa
