Morreu Sousa Veloso. Engenheiro agrónomo, ficou conhecido do grande público ao apresentar o programa TV Rural, durante três décadas, na RTP.
Corpo do artigo
A notícia foi avançada pela SIC Notícias. Sousa Veloso, de 88 anos, morreu esta quinta-feira, em Lisboa, cidade em que nasceu em 1926.
Sousa Veloso apresentou o "TV Rural", na RTP, durante 30 anos, entre 6 de dezembro de 1960 e 15 de setembro de 1990. O estilo próprio, o timbre de voz inconfundível e a figura televisiva especial transformaram um programa dedicado a agricultores num fenómeno da televisão nacional.
A música do folclore português "A Tirana" foi o genérico inicial do programa que era apresentado aos domingos e durava 30 minutos. No final, as mesmas palavras de Sousa Veloso: "Despeço-me com amizade até ao próximo programa".
Os agricultores tinham voz neste programa que, durante três décadas, correu o país, com Sousa Veloso a apresentar o TV Rural nos mais variados cenários naturais.
O estilo de Sousa Veloso foi reconhecido em 1963, quando recebeu o Prémio Imprensa para TV pela autoria do "TV Rural", programa que passou a ser produzido, realizado, montado e apresentado pelo engenheiro.
[Youtube:77NPPcgrshI]
Sousa Veloso licenciou-se em Agronomia pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa, em 1954, e foi trabalhar para o Ministério da Agricultura.
Cinco anos depois, foi selecionado, juntamente com Monteiro Alves, para realizar um programa sobre agricultura na RTP (fundada em 1958), que queria ter programação dedicada à agricultura, como era comum na generalidade das antenas europeias de tv.