
DR
Uma menina portuguesa de quatro anos precisa de fazer, na antevéspera de Natal, uma cirurgia para completar a intervenção que lhe salvou a perna. Está nos EUA com os pais à espera de um milagre: 50 mil euros, até segunda-feira.
Miriam e Matilde nasceram prematuras, de cesariana, a 28 de outubro de 2010. Primeira a nascer, Miriam apresentava problemas graves: espinha bífida, pé boto no membro esquerdo e malformações na mão e na perna direitas.
A saga com os médicos começou cedo e levou-a a vários hospitais, recorda a mãe, Conceição Marques. Já fez três intervenções cirúrgicas e esperam-na pelo menos mais duas para resolver o pé boto e o problema da mão (bridas amnióticas). Quanto à malformação da perna direita, o veredicto foi (quase) unânime - a amputação era uma inevitabilidade. E, em Portugal, seria, mas os pais não aceitaram a fatalidade e encontram hospitais, nos EUA, onde são realizadas cirurgias corretivas a casos como o da Miriam.
Como ajudar?
Há várias formas de contribuir para tornar possível a operação da Miriam. Em Portugal, há uma conta com o NIB 0033 0000 45420611132 05. Outra forma de ajudar, e que dispensa a família de pagar elevadas taxas de transferência, é fazer um donativo online: www.gofundme.com/4m8vr8.
Dólares em site
No site GoFundMe, havia, ao fim do dia de ontem, 5582 euros. O que, a somar aos cerca de 18 mil euros que, anteontem, estavam na conta portuguesa, é insuficiente.
Ler mais na versão e-paper ou na edição impressa
