
Chega, este domingo, a lisboa a menina portuguesa que realizou, em Miami, uma intervenção cirúrgica para tratar uma malformação na perna direita. O tratamento, que evitou a amputação da perna, custou cerca de cem mil euros e foi financiado com contribuições solidárias.
Miriam e os pais (Conceição Marques e Moisés Aleixo) chegam hoje, pelas 6 horas, ao aeroporto de Lisboa. A família viajou, no fim do mês de outubro, para os Estados Unidos. Em meados de novembro, foi realizada uma primeira operação que se veio a revelar mais complexa do que inicialmente previsto. Por essa razão, foi necessário avançar com um segundo procedimento cirúrgico.
Para angariar as verbas necessárias para a primeira intervenção, orçada em cerca de 50 mil euros, a família fez várias campanhas, que contaram com o apoio da Autarquia e de familiares e amigos. Quando foi confrontada com a necessidade de realizar uma segunda intervenção, no espaço de um mês, a família lançou um apelo na comunicação e nas redes sociais.
Os portugueses responderam aos apelos e, em poucos dias, foi possível reunir os 50 mil euros necessários. Na antevéspera de Natal, Miriam foi novamente operada. A cirurgia foi um sucesso, mas há ainda um longo caminho a percorrer. Para agosto, já está marcada nova intervenção.
