
Pedro Correia/Arquivo
Investigadores estão a desenvolver um software para diagnosticar a doença de Parkinson analisando a voz. A tecnologia está a ser desenvolvida com a ajuda da população de sete países, por meio de chamadas telefónicas.
O Media Lab do Massachusetts Institute of Technology (MIT) criou um sistema para diagnosticar a doença de Parkinson através da análise da voz. Para o testar, a equipa de investigação apelou à população de sete países para fazer o diagnóstico, através de uma chamada telefónica de três minutos.
A doença costuma manifestar-se cedo na voz, pois afeta a capacidade de controlar as cordas vocais. Através de um algoritmo de processamento de discurso, o software identifica as alterações. Os investigadores processaram 263 gravações de 43 pessoas e o programa acertou 99% das vezes.
Os testes convencionais são morosos, caros e exigem que a pessoa se desloque, o que contribui para que cerca de um quinto dos doentes nunca seja diagnosticado.
Para os investigadores, é bom começar a revolução da telemedicina combatendo a doença de Parkinson desta forma, já que vai proporcionar uma grande base de dados para ajudar à pesquisa.
A doença de Parkinson atinge cerca de seis milhões de pessoas em todo o mundo e a medicina ainda não encontrou uma cura, embora existam cirurgias e medicamentos que abrandem a sua progressão.
A lista de números para os quais se pode ligar e contribuir para o estudo encontra-se no site Parkinson's Voice Iniciative. Sistemas que utilizam algoritmos de processamento de discurso são também aplicados para diagnosticar depressão, ansiedade ou stress pós-traumático.
