Uma imagem tirada do Espaço que mostra as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia fez parte do primeiro episódio da série "Cosmos: Odisseia no Espaço".
Corpo do artigo
Veja aqui a imagem em alta resolução
A foto, onde também se vê Maia, Matosinhos e Espinho, passou aos 5 minutos e 13 segundos num momento introdutório da série, onde são mostradas imagens do planeta Terra capturadas a partir do Espaço.
A imagem noturna do Porto e de Gaia foi obtida a 5 de agosto de 2012 numa expedição à Estação Espacial Internacional.
A série estreou na segunda-feira em 90 canais "National Geographic" de 180 países e em 120 canais "Fox" de 125 países, tornando este lançamento no maior da história da televisão.
Mais de três décadas depois do primeiro Cosmos: A Personal Voyage, a incrível viagem pelo universo de Carl Sagan é apresentada e continuada nesta nova versão produzida por Seth MacFarlane que se junta aos colaboradores criativos originais do Cosmos de Carl Sagan - produtora executiva e escritora Ann Druyan e o co-autor e astrónomo Steven Soter - para conceber esta série de 13 episódios.
Este primeiro episódio conquistou 8,5 milhões de espetadores nos EUA. Mas nem todos o aplaudiram. Cristãos, testemunhas de Jeová e creacionistas manifestaram-se nas redes sociais contra a teoria, defendida na série científica, de que o universo terá tido origem na explosão do Big Bang e não em Deus.
Em Portugal, Cosmos: Odisseia no Espaço tem transmissão assegurada às segundas-feiras, às 23.00 horas, no National Geographic.