A empresa número um mundial das telecomunicações móveis, a Nokia, anunciou esta terça-feira que o seu concorrente norte-americano Apple aceitou pagar "royalties" para encerrar os conflitos existentes entre as duas empresas sobre a utilização de várias tecnologias patenteadas pela Nokia.
Corpo do artigo
"A estrutura financeira do acordo consiste num pagamento único pela Apple e em "royalties" que serão pagos pela Apple à Nokia durante toda a duração do acordo", explicou a Nokia através de um comunicado, acrescentando que os detalhes do acordo vão permanecer confidenciais.
Este acordo constitui uma vitória importante para a Nokia e põe fim a vários anos de conflitos e de disputas jurídicas entre as duas empresas. "Estamos felizes que a Apple se junte ao grande número de pessoas que adoptam tecnologias Nokia... Este acordo demonstra o valor do portfólio de patentes da Nokia", comentou o presidente executivo do grupo finlandês, Stephen Elop.
A Nokia alegava que a Apple tinha infringido patentes em áreas como os interfaces sensíveis ao toque, identificação de chamadas, iluminação de displays e tecnologias 3G e wi-fi.