
JUSTIN SULLIVAN/AFP
A empresa norte-americana Apple tem vindo a aumentar os seus lucros de ano para ano. A venda recorde de iPhones, em todo o mundo, contribuiu para um lucro de cerca de 4,9 mil milhões de euros só no segundo trimestre de 2011.
Os accionistas da Apple estão orgulhosos dos resultados obtidos, tendo acumulado mais um trimestre recorde marcado pelas fortes vendas dos iPhones, iPads e computadores Macintosh.
As receitas da empresa subiram 90%, de um ano para o outro, e os lucros cresceram 124% com a venda de mais de 20 milhões de iPhones, mais do dobro do valor vendido no ano passado, antes do lançamento do iPhone 4, e mais de 9 milhões de iPads, quase o triplo do valor vendido no semestre de estreia.
"Estamos entusiasmados por alcançar o nosso melhor trimestre de sempre", disse Steve Jobs, chefe executivo da Apple.
Com este resultado, a Apple está cada vez mais próxima de se tornar a empresa mais valiosa do mundo que, pretende agora encontrar um sucessor para o co-fundador e chefe executivo Steve Jobs, que está em licença médica prolongada desde Janeiro devido ao cancro diagnosticado em 2003.
As vendas recorde do iPhone significam que a Apple provavelmente ultrapassou a sua grande rival Nokia, tornando-se assim no segundo maior vendedor de smartphones, atrás da Samsung.
A próxima versão do iPhone será lançada já em Setembro e permitirá uma "transição do produto".
