
Azar? Sina? Ou distracção? À semelhança do ano passado, um funcionário da Apple, mais uma vez, parece ter perdido um iPhone não lançado, num bar mexicano.
A notícia foi avançada pelo site CNET e dá conta de que o iPhone inédito da Apple, que desapareceu em São Francisco, EUA, no final de Julho deste ano, terá sido esquecido no bar Cavas 22. A perda do aparelho provocou uma corrida pela segurança da Apple para recuperar o dispositivo durante os próximos dias, adiantou uma fonte familiarizada com a investigação ao CNET.
O CNET diz que o iPhone foi vendido num site de classificados, o Craigslist, por 200 dólares (aproximadamente 140 euros), cujos representantes não quiseram comentar o caso. A Apple também não se pronunciou e a polícia de São Francisco afirma não ter recebido qualquer queixa relacionada com o incidente.
Um ou dois dias depois da perda do aparelho no Cava22, representantes da Apple, contactados pela polícia de São Francisco, disseram que o iPhone não tinha preço e que a empresa estava desesperada para reaver o dispositivo, disse uma fonte do site CNET.
Ainda segundo o site CNET, a Apple seguiu o rasto electrónico do aparelho e chegou a uma casa de dois andares no bairro de Bernal Heights, São Francisco, onde conversou com um homem de cerca de 20 anos, que afirmou não ter conhecimento do aparelho. Apesar de ter confirmado a presença no bar naquele dia e perante uma oferta de dinheiro por parte da Apple, o homem manteve a sua versão.
Numa entrevista ao CNET, José Valle, dono do bar Cava22, disse que nem a polícia e nem a segurança da Apple entraram em contacto com ele. Contudo, afirmou que se lembra de um homem ter telefonado várias vezes para o bar a perguntar por um iPhone que tinha perdido há um mês.
O barman brincou com a situação dizendo que "tenho que fazer a minha bebida um pouco menos forte".
No ano passado, um protótipo do iPhone4, também perdido por um funcionário da Apple, foi comprado por um blog de tecnologia que pagou 5000 dólares (aproximadamente 3500 euros) em dinheiro. Foi Robert Gray Powell, um engenheiro de computação da Apple com 28 anos, que o deixou num jardim da Califórnia (German Beer).
Após esta perda embaraçosa, a Apple afirma ter tomado medidas extraordinárias para proteger os seus dispositivos de protótipo. Segundo o Guardian, os iPhones de nova geração são enviados dentro de caixas fechadas e seladas de modo a que as operadoras possam proceder a verificações de compatibilidade de rede nos seus laboratórios.
