
DR
Dois engenheiros portugueses criaram um serviço online que permite "salvaguardar memórias para o futuro". A ideia é criar um álbum de recordações online onde se registam todos os momentos do crescimento dos nossos filhos para que mais tarde eles possam recordar. Veja o vídeo.
Disponível através de uma aplicação para "smartphones" ou na "web", o Limetree trata de gerir e organizar cronologicamente os documentos guardados e torna-os acessíveis em qualquer lugar através de uma ligação à internet.
"A ideia do Limetree surgiu numa conversa com Pedro Veloso, outro dos fundadores", conta Jaime Quintas, cofundador do serviço que permite registar o crescimento das crianças, através de fotografias, vídeo, texto e áudio.
"A verdade é que ainda não tínhamos encontrado aplicações e serviços que permitissem fazer estes registos de forma mais simples e prática, daí nasceu a ideia", disse Jaime Quintas ao JN. O cofundador do serviço compara o "Limetree" a uma caixa de sapatos com recordações que fica guardada no fundo do roupeiro, pronta a ser recuperada.
Os conteúdos alojados no site podem ser vistos pelo destinatário numa data predefinida. O utilizador tem também a hipótese de partilhar os conteúdos por email, Twitter ou Facebook, bem como torná-los disponíveis apenas para pessoas autorizadas pelo detentor da conta.
O serviço tem atualmente registados "cerca de 10 mil utilizadores, oriundos de mais de 60 países", sublinha Jaime Quintas. Para os criadores, a segurança e a privacidade têm sido das questões mais importantes do "Limetree".
O álbum digital dispõe de três planos diferentes. O plano gratuito permite alojar até 250 fotografias e 5 minutos de vídeo e áudio. Já os planos pagos, nomeadamente o "Familiar" e o "Premium" têm menos limitações e custam cerca de 15,5 euros e 28,7 euros, respetivamente.
O "Limetree" foi lançado na primavera de 2012 e está disponível no mundo inteiro, em inglês e em português. Para o futuro estão "programadas várias atualizações", o lançamento da aplicação para o sistema Android (atualmente, só está disponível para iPhone) e uma versão em Espanhol que deverá ser lançada num futuro próximo.
[youtube:xyLJhHhB8lE]
