Cientistas da Universidade do Oeste de Inglaterra conseguiram carregar a bateria de um smartphone através da utilização de urina humana.
Corpo do artigo
Segundo o "Jornal El Mundo", os cientistas utilizaram células de combustível biológico, alimentados com urina humana, capazes de produzir energia suficiente para carregar a bateria dos telefones.
Ioannis Ieropoulos, cientista que participou neste estudo, afirma que "este projecto tem como objectivo transformar o lixo em algo útil". Acrescenta ainda que " a tecnologia de célula de combustível faz exactamente isso".
São cada vez mais os investigadores que trabalham para conseguir diminuir o uso excessivo das baterias dos telemóveis ou tablets. Têm-se centrado no corpo humano para resolver este problema.
A tecnologia agora desenvolvida, funciona com uma pilha que contém bactérias, que decompõem a matéria orgânica, e que gera energia.
Os investigadores foram capazes de ter energia suficiente através da urina para carregar a bateria de um telemóvel, enviar mensagens, navegar pela internet e a fazer uma breve chamada.
Os esforços do cientistas não foram, porém, suficientes, para conseguir carregar a bateria de forma duradoura.