
Miguel Faísca, de 24 anos, foi o primeiro português a vencer a GT Academy, competição organizada pela PlayStation e pela Nissan. Agora, terá oportunidade de se tornar piloto profissional de automobilismo pois, durante uma temporada de competição, vai correr num Nissan GT-R Nismo com mais de 500 cavalos.
A competição realizou-se no Race Camp do circuito de Silverstone, no Reino Unido, e Miguel Faísca foi o melhor entre os 42 concorrentes na fase final, onde se encontrava outro português, Francisco Pereira.
Os dois pilotos foram os vencedores nacionais, no final de agosto, da GT Academy 2013, um evento em que tiveram de mostrar as suas capacidades de condução em desafios virtuais (no jogo Gran Turismo 5 para a PlayStation 3) mas também reais, com provas realizadas em pista, no circuito do Estoril. Dos 10 aspirantes a pilotos profissionais, estes dois conseguiram o acesso a Silverstone.
No Race Camp, os jogadores da PlayStation foram sujeitos a uma série de desafios mentais, de condução e de aptidão física. Já no seu quinto ano, o programa GT Academy evoluiu, segundo a imprensa da especialidade, no seu processo de seleção para garantir que os jogadores com maior potencialidade terão oportunidade de se tornarem um Campeão GT Academy e, consequentemente, um "Atleta Nismo".
Entre os vencedores de anos anteriores estão, por exemplo, os pilotos Lucas Ordoñez (Espanha) e Jann Mardenborough (Reino Unido). Assim, o vencedor da competição europeia de 2013 recebe como prémio a oportunidade de participar no Programa de Desenvolvimento de Piloto, em Silverstone, ainda este mês, para depois participar numa temporada completa de competição, com um automóvel de competição Nissan GT-R Nismo GT3 com mais de 500 cavalos.
