
Satya Nadella tem 46 anos
Reuters
A Microsoft anunciou esta terça-feira que Bill Gates deixou a presidência do Conselho de Administração da empresa para exercer a função de conselheiro de tecnologia, e que Satya Nadella é o novo presidente executivo, sucedendo a Steve Ballmer.
Bill Gates, de 58 anos, criou a Microsoft em 1975, numa garagem com o amigo de infância Paul Allen, e foi o primeiro CEO [presidente executivo] até 2000, quando deu lugar a Steve Ballmer, mas manteve-se como chefe do Conselho de Administração.
Satya Nadella, de 46 anos, e que anteriormente estava como responsável por atividades de computação em nuvem ('cloud'), sucede a Steve Ballmer, que anunciou no verão passado a intenção de deixar o cargo, de acordo com um comunicado da Microsoft divulgado na altura.
Bill Gates vai permanecer como membro do Conselho de Administração, mas com um novo papel de "assessor de tecnologia", segundo a Microsoft, que acrescenta que é nesta qualidade que vai poder "dedicar mais tempo ao negócio, ajudando Nadella na definição de tecnologia e produtos".
O conselho vai agora ser presidido por um dos seus membros independentes, John Thompson, que também supervisionou a procura do sucessor de Steve Ballmer.
"Durante este período de transição, não há melhor pessoa para liderar a Microsoft que Satya Nadella", comentou Bill Gates, descrevendo-o como uma pessoa com "prova dada das suas qualidades de liderança, com experiência (...), visão para a empresa e capacidade de unir as pessoas".
