
A rede social Facebook anunciou a compra da empresa de tecnologia de realidade virtual Oculus VR por dois mil milhões de dólares, um mês depois de ter adquirido a WhatsApp por 16 mil milhões de dólares.
O Facebook vai pagar aos proprietários da Oculus 400 milhões de dólares em dinheiro, 23 milhões em ações da rede social avaliadas 1600 milhões de dólares e uma quantia adicional de 300 milhões de dólares em ativos da empresa.
"O telemóvel é a plataforma atual mas estamos a preparar-nos para as plataformas de amanhã", disse o fundador do Facebook, Mark Zuckeberg, em comunicado.
Oculus é uma companhia de referência no setor da realidade virtual graças ao capacete Oculos Rift, que se destina essencialmente a jogos, mas cujas aplicações vão além do entretenimento.
A rede social Facebook tem prevista a expansão da tecnologia Oculus a setores como a comunicação e ensino, além dos videojogos.
"Dado o grande potencial das aplicações, a tecnologia ligada à realidade virtual é uma forte candidata à próxima plataforma de comunicação", afirma Zuckeberg, acrescentando que a "Oculus tem oportunidade de criar a plataforma mais social que alguma vez existiu".
A operação de aquisição deve estar concluída no segundo trimestre de 2014.
