Um robô capaz de conversar com as pessoas e entender as emoções será colocado à venda a partir do próximo ano. Veja o vídeo.
Corpo do artigo
Chama-se Pepper, tem olhos grandes, rosto infantil, cabeça articulada, braços e mãos, e um ecrã no peito. O robô identifica os sentimentos através das expressões, gestos e tom de voz de quem com ele comunica.
O autómato - de 1,20 metros de altura e 28 quilos de peso - foi apresentado pela empresa de telecomunicações japonesa Softbank, que já começou a utilizar o Pepper como funcionário das suas lojas. Trabalha com uma bateria que dura até 12 horas. Em 2015, será comercializado para utilização nos lares pelo valor aproximado de 1400 euros.
"É o primeiro robô pessoal do mundo capaz de ler emoções", afirmou Masayoshi Son, presidente da empresa nipónica. Segundo revelou, a partir desta sexta-feira, os visitantes das suas lojas nos distritos de Ginza e Omotesando poderão conversar com o autómato de forma natural.
[Youtube:osD6O4LAcpo]
Pepper utiliza um sistema de inteligência artificial instalada numa base de dados na internet, o que lhe permite analisar os gestos, as expressões e tons de voz. Além de escutar, entender as mensagens e falar, o robô tem um ecrã parecido com um "tablet" para mostrar informação e comunicar.
Masayoshi Son revelou que a empresa pretende vir a lançar um novo robô que cante e conte piadas para fazer as pessoas sorrir.