
DR
Já passaram vinte anos desde que o Mundo viu surgir a Playstation, a primeira consola de videojogos a vender mais de cem milhões de unidades.
A primeira consola Playstation, da Sony, foi vendida no Japão pela primeira vez a 3 de dezembro de 1994. Começava, assim, o percurso da consola que iria revolucionar a indústria dos videojogos.
[Youtube:U7w5i_YCFmQ]
O projeto começou a dar os primeiros passos em 1988, com um acordo entre a Nintendo e a Sony para o desenvolvimento de CD's interativos, que dessem ao processador a capacidade de ler áudio, vídeo e informação ao mesmo tempo.
O acordo acabou por ser anulado, mas a tecnologia sobreviveu pelas mãos de Ken Kutaragi, considerado o "pai da Playstation". Quando o acordo com a Nintendo caiu por terra, foi ele o responsável pela criação do aparelho, que surgiu para "combater" a Sega Saturn e a rival Nintendo 64.
Com a Playstation inaugurou-se a chamada quinta geração dos videojogos, onde a consola se distinguia pela utilização do formato CD-ROM (lido por laser), pela rapidez do seu processador e pela incorporação de gráficos 3D, que davam realismo aos jogos, agora em 32-bit. A adoção dos cartões de memória Flash, que permitiam salvar os avanços feitos num jogo, também ajudou a estabelecer a consola como modelo (e passou a integrar o dia-a-dia de muitos jovens jogadores), mas foi o novo comando, com uma nova forma e novos botões, que tornou a Playstation num ícone da indústria dos videojogos.
Em apenas seis meses, vendeu um milhão de consolas no Japão. Quando chegou aos mercados norte-americano e europeu, em 1995, confirmou a fama que a envolvia e tornou-se a mais popular consola da sua geração. Jogos como "Gran Turismo", "Final Fantasy", "Rayman" ou "Tomb Raider" certamente ajudaram a consolidar a popularidade deste formato.
O sucesso da primeira Playstation foi tão grande que a sua verdadeira sucessora, a Playstation 2, só surgiria em 2000. Esta segunda versão do aparelho foi também muito popular e hoje é a detentora do título de consola mais vendida de sempre.
A data não foi, claro está, esquecida pela Sony, que já começou a celebrar o acontecimento na Internet. No blogue oficial da Playstation, a marca está a passar em revista os principais momentos da história da consola e a incitar os fãs a partilhar as suas memórias da PS original, através da hashtag #20YearsofPlay (20 Anos a Jogar).
