
Utilizadores do Facebook possuem mais um recurso
REUTERS/Dado Ruvic
O Facebook passou a permitir utilizar GIF em publicações e comentários a partir desta sexta-feira. As imagens animadas podem agora ser publicadas através da cópia do endereço de origem.
Desde sexta-feira que muitos utilizadores já conseguem utilizar "GIF" (imagens animadas) em publicações e comentários dentro da maior rede social do planeta, o Facebook. A utilização de "GIF" já estava disponível noutras redes, como no Twitter ou no Tumblr, mas ainda não tinha chegado aos utilizadores da rede social criada por Mark Zuckerberg.
Os "GIF" são um conjunto de fotografias dispostas em sequência que simulam movimento e foram um sucesso desde que foram inventados, nos anos 80. Um porta-voz do Facebook afirmou à revista "Adweek" que a rede social desenvolveu um suporte para "GIF" para "ajudar as pessoas a expressarem-se em novas e divertidas maneiras".
Antes não era possível visualizar automaticamente imagens animadas no Facebook, mas existiam formas "de contornar a situação", como hospedar as imagens em ferramentas como o "Giphy". O problema? Os utilizadores tinham de clicar no botão "play" para a animação começar.
No final de 2014, o site "G1" noticiou que o Facebook tinha permitido a uma pequeno grupo utilizar e criar "GIF", apenas como teste. Agora, esta faculdade está acessível a todos.
Quem quiser utilizar imagens animadas no Facebook, terá apenas de copiar o endereço URL de origem da imagem e colar no campo de publicação ou de comentário e publicar. Mesmo assim, o seu uso ainda está interdito em alguns espaços no Facebook: não é possível utilizar "GIF" em paginas de fãs, ou seja, páginas dedicadas à divulgação de uma empresa, marca ou banda.
