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A Apple está sob uma chuva de críticas, depois de surgirem vários casos de iPhone 6 que ficaram inutilizados devido ao "erro 53".
O problema, para o qual a Apple não apresenta solução, está a surgir com alguns utilizadores do iPhone 6 e iPad, depois de fazerem as últimas atualizações de sistema operativo iOS 9. O conflito acontece com os telemóveis que têm peças não originais da Apple.
O problema está relacionado com o botão "Home", que tem um leitor de impressões digitais para desbloquear o dispositivo. O software deteta a presença de material não Apple (não necessariamente o botão, mas algo que o possa afetar) e bloqueia o telemóvel de forma permanente.
Mesmo aparelhos reparados há algum tempo e que funcionaram bem depois da intervenção podem ser afetados pelo problema, caso atualizem o sistema operativo.
Na Internet, começaram a surgir as mensagens de repúdio pela existência do erro e pelo facto de a Apple não ter alertados os consumidores para o caso, apesar de conhecer a situação.
Depois de o jornal inglês "The Guardian" ter publicado a notícia na última sexta-feira, a Apple enviou um comunicado, onde refere que esta é uma medida de segurança do iPhone.
"Levamos a segurança dos consumidores muitos a sério e o 'Erro 53' é o resultados de verificações de segurança destinadas a proteger os nossos clientes. O iOS verifica se o sensor 'Touch ID' no seu iPad ou iPhone corresponde aos outros componentes do aparelho", diz a Apple.
Se o sistema operativo encontra uma discrepância, o aparelho é desligado, conclui a empresa norte-americana, que encoraja os clientes a contactar o apoio a cliente. No entanto, se o aparelho tiver sido reparado fora da rede Apple, fica sem a garantia e, por consequência, o utilizador fica sem telemóvel.
