Fernanda Machado, 36 anos, conseguiu em Setembro a licença para implementar o projecto em Portugal. "Estabelecemos o contacto com mulheres que estão activamente à procura de emprego e não têm roupa adequada para uma entrevista", explica ao JN.
Corpo do artigo
Fernanda Machado, 36 anos, conseguiu em Setembro a licença para implementar o projecto em Portugal. "Estabelecemos o contacto com mulheres que estão activamente à procura de emprego e não têm roupa adequada para uma entrevista", explica ao JN, no seu espaço cedido gratuitamente pela Junta de Freguesia de São José, bem no centro de Lisboa, que lhe permitiu abraçar a ideia solidária, uma vez que não paga renda, nem gastos correntes, como água e electricidade.
A maioria das roupas dadas às mulheres que são encaminhadas pelos Centros de Emprego para a instituição são novas, doadas por empresas, mas os donativos particulares também são aceites.
Além de ajudar na procura de emprego, de modo a tornar as mulheres economicamente independentes, o Dress For Success apoia ainda as beneficiárias no passo seguinte. "Se conseguirem o emprego, podem voltar a contactar-nos que lhe fornecemos mais roupa para quando começarem a trabalhar", explica Fernanda Machado.
A par da roupa, o projecto ajuda as mulheres - por norma, de baixos recursos económicos - a preparem-se melhor para a entrada no mundo laboral. "Além de aconselharmos sobre a toilete adequada, tentamos dar-lhes a conhecer o tipo de empresa que as seleccionou para a entrevista", resume a empresária, que conta ainda com o apoio de mais cinco voluntárias.
E, porque responder a uma entrevista para um supermercado de uma grande cadeia não é a mesma coisa que um emprego numa empresa de limpezas, Fernanda Machado, destaca, que entre o seu grupo, há gente com conhecimentos nas mais diversas áreas, como a moda, o marketing ou a gestão.
Fazer com que as mulheres se sintam muito mais confiantes na procura de emprego é também o objectivo. "Além das roupas e conselhos para a entrevista, podemos ajudá-las a melhorar seu currículo e apoiá-las no crescimento do seu novo trabalho, através do nosso programa de apoio e formação", conclui Fernanda Machado.