Um homem de 100 anos de idade terminou uma maratona, em Toronto, no Canadá, no passado domingo. Fauja Singh não ganhou, mas completou o trajecto e é o mais velho de sempre a correr a prova. Veja o vídeo.
Corpo do artigo
O corredor, apelidado de "Tornado de Turbante", ao completar o percurso, de 42 quilómetros, tornou-se o atleta mais velho a terminar uma maratona. Singh começou a correr aos 89 anos e já completou um total de oito maratonas.
[youtube:CUoHOzdXp94]
Nasceu na Índia rural, em 1911, e só se lançou nas corridas depois de se mudar para Inglaterra, após da morte da mulher e do filho. "Diz que ninguém o obriga a fazê-lo. É um desejo dele", referiu Harmander Singh, treinador e tradutor de Fauja, à CNN. "Queria fazer uma corrida quando tivesse 100 anos e esse dia chegou", acrescentou.
Segundo informações do website da organização, Fauja Singh terminou a maratona ao fim de 8.25.16 horas, quase seis horas após o vencedor, o queniano Kenneth Mungara, de apenas 38 anos, com 2.09.50 horas, que venceu a corrida pelo quarto ano consecutivo. O centenário já detinha o recorde mundial do grupo de mais de 90, ao completar a mesma corrida com 92 anos, em 2003.
A Associação de Estatísticas em Corridas de Estrada já havia reconhecido Singh como o mais velho corredor de maratona, quando participou numa prova com 93 anos. Contudo, para a organização do Livro dos Recordes do Guinness Dimitrion Yordanidis, que completou a maratona de Atenas, em 1976, com 98 anos de idade, era o mais velho de sempre a correr os 42 quilómetros da prova.
Fauja Singh revelou que o segredo está nos hábitos saudáveis, ou seja, uma vivência sem álcool, sem tabaco, uma dieta vegetariana à base de caril e chá e exercício diário. No website da maratona, Fauja esclareceu: "Já o disse antes: vou continuar a correr enquanto isso me mantiver vivo".