Brincar às escondidas tendo como intermediário um site e isto enquanto descobre locais novos.
Corpo do artigo
É um jogo de aventura ao ar livre, que em Portugal já reúne mais de cinco mil praticantes. Para participar no Geochaching tem de se registar na internet e usar um GPS. Para quê? Para poder seguir as coordenadas que o vão levar a passear numa caça ao tesouro. Mas não esteja à espera de moedas de ouro num baú. Aqui, o que interessa mesmo é a diversão de descobrir locais.
Um geocacher coloca uma caixa em qualquer parte do Mundo, expõe as coordenadas no site e depois os outros só têm de encontrar. Primeiro tem de se registar (www.geocaching.com) para poder ver onde estão as cache. Depois, coloque as coordenadas no GPS e parta para a aventura. Convém ser subtil quando encontrar uma cache, para não estragar a surpresa a outros jogadores. Pode então assinar o pequeno livro dentro da cache (dentro de recipiente) e coloque a cache no sítio de novo. Por fim, pode partilhar as histórias no site. Também pode partilhar no site nacional geocaching-pt.net
Carmo Miranda viu uma reportagem sobre Geocaching e com a família partiu em busca dos pequenos tesouros. "O meu marido pesquisou sobre o assunto e inscrevemo-nos na internet. A primeira tentativa não correu tão bem, porque andávamos à procura de uma micro-cache e não a encontrávamos. Mas a partir daí foi sempre mais fácil".
"É muito divertido e uma forma de passearmos também, para além de que descobrimos sítios muito interessantes que desconhecíamos totalmente". Vamos os três - eu, a minha filha de cinco anos e o meu marido - e já percorremos vários distritos, andamos a passear a pé, que faz sempre bem, e subimos os montes. É uma forma de passear e conhecermos sítios diferentes e a nível cultural e histórico é também muito enriquecedor tanto para adultos como para crianças", adianta Carmo Miranda, uma das geocachers portuguesas.
Mais informações:
www.geocaching.com
http://geocaching-pt.net
www.geocacherzone.pt/2010