O jornal espanhol "El Mundo" revelou, esta sexta-feira, que o jornalista que esteve a cobrir os incêndios em Portugal, identificado como "Sebastião Pereira", é alguém que "utiliza pseudónimo", bem conhecido daquela redação. Mas recusou revelar a verdadeira identidade do autor, cujos textos foram amplamente citados nos últimos dias por cá.
Corpo do artigo
Contactada pelo Sindicato dos Jornalistas portugueses, Silvia Roman, responsável pela secção internacional do "El Mundo", afirmou: "Nada fizemos de errado, recorremos a um jornalista que utiliza pseudónimo e que já conhecemos bem."
Tendo em conta a polémica aberta com este caso, que surgiu após os textos assinados por "Sebastião Pereira" denotarem um pendor político contra o Governo português e alguns erros factuais - ao apontar por exemplo umas eleições legislativas em outubro que não ocorrerão -, Silvia Roman revela que tem sido contactada por diversos órgãos de comunicação de Portugal, tentando perceber quem é "Sebastião Pereira".
"Parem de me atacar no Twitter! Parem de me enviar emails! Parem de tentar telefonar-me! Em 22 anos nesta secção nunca me aconteceu algo assim, nem nos casos da Venezuela ou da Turquia!", apelou a editora do periódico espanhol, que desde quinta-feira tem protelado uma resposta às perguntas do JN.
O Sindicato dos Jornalistas já pediu cooperação aos congéneres espanhóis, a quem reportou este caso.
Ao JN, a Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ) adiantou que este assunto "será objeto de análise na próxima reunião do Secretariado", confirmando que "não existe na base de dados nenhum registo com o nome profissional de Sebastião Pereira".
Refira-se que em Portugal, é a CCPJ que reúne toda a informação sobre os profissionais credenciados no país. Em Espanha, não há um organismo correspondente. Ao JN, a Federación de Asociaciones de Periodistas de España adiantou que os jornalistas estão inscritos por regiões autónomas, não existindo uma lista pública de todos os profissionais que exercem a profissão no país.
O JN também soube junto da Associação de Imprensa Estrangeira em Portugal que não existem dados sobre "Sebastião Pereira".