
Música de câmara, gratuita, e em locais inusitados: eis o Harmos. O festival arrancou no início da semana e ainda vai até sábado, no Porto, Braga, Barcelos, Lousada, Santa Maria da Feira e Albergaria-a-Velha.
O Átrio da Câmara do Porto foi, esta quarta-feira, palco de um concerto do Lumos Quintet da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), no âmbito do Festival Harmos que arrancou no dia 7 e se prolonga ainda até sábado em seis cidades do país.
O concerto composto por um quarteto de cordas e um piano decorreu num horário pouco convencional, à hora de almoço. Bruno Pereira, diretor artístico do Harmos, justifica a opção: "O objetivo é permitir uma forma de as pessoas entrarem e terem um momento de pausa relaxado acompanhado de um momento musical muito interessante".
O Festival Harmos, totalmente dedicado à música de câmara, vai já na sua 11.ª edição e compreende 28 concertos em seis cidades diferentes ao longo de cinco dias, e está incluída a interpretação de uma estreia musical mundial. É um festival de música que reúne os melhores alunos das mais conceituadas escolas superiores de vários pontos do Mundo. O objetivo, segundo Bruno Pereira, é "promover a música e também o trabalho que o ensino superior de música tem feito e trazer ao Porto, Albergaria-a-Velha, Braga, Barcelos, Santa Maria da Feira e Lousada a música num momento fundamental de partilha".
O diretor artístico do festival afirma que há vários alunos, ainda jovens, muitos deles já profissionais na área e com talento, referindo que o Harmos é uma "oportunidade de promover a criação musical e novas obras, num contraste e confronto entre o que já foi feito e o que falta fazer".
Esta quinta-feira, a Câmara do Porto, torna a receber um concerto às 13 horas, com atuação do Babylon Quartet (Holanda). Ainda no Porto, a Casa da Música apresenta, às 21.30 horas, o Lumos Quintet, da ESMAE, e ainda o Am Horn (Alemanha)
Em Barcelos há música ao serão com o Elysian Piano Quartet (Bélgica) a atuar no Salão Nobre da Câmara, às 21.30 horas. Ainda no Minho, à mesma hora, a Capela Imaculada do Seminário Menor, de Braga, recebe o Cheng Quartet (Holanda).
Em Lousada, esta quinta-feira, também às 21.30 horas, o Simply Quartet (Áustria) apresenta-se ao vivo na Igreja do Cernadelo e em Santa Maria da Feira, a Igreja Matriz de Rio Meão acolhe à noite o Smirnov Quartet (Suíça). Por fim, o CineTeatro de Albergaria-a-Velha apresenta ao vivo o Piano Quartet InterEst, também às 21.30 horas.
Todos os concertos são gratuitos, à exceção do espectáculo na Casa da Música.
