
É uma coprodução dos A Jigsaw, que atuam em casa, e da companhia Marionetas da Feira, de Santa Maria da Feira
Fernando Fontes/Global Imagens
É uma história de amor contada com recurso a música e marionetas, a que se estreia, nesta quinta-feira, no Teatro da Cerca de São Bernardo (TCSB), em Coimbra.
"The wolf and the rose" centra-se na ligação entre Francisca e Dugan, soldado que, enviado para a guerra, faz um pacto com o diabo para poder voltar a ver a amada e é transformado em lobo.
Ao longo de sete atos, a música original dos A Jigsaw - os multi-instrumentistas João Rui e Jorri - acompanha os movimentos das marionetas manobradas por Rui Sousa e Alberto Castelo, num espetáculo pensado para toda a família. Os temas são em Inglês, mas nos preâmbulos uma voz narrativa, em Português, ajuda o público a situar-se na história.
Esta coprodução dos A Jigsaw, que atuam em casa, e da companhia Marionetas da Feira, de Santa Maria da Feira, é fruto de uma residência artística iniciada em janeiro. Está em cena no TCSB até sábado, e a partir de outubro corre o país, começando em Santa Maria da Feira, no dia 8, data em que também será apresentado um livro-CD.
"Estamos há três anos a trabalhar nisto; pode ser que estejamos 30 anos na estrada", graceja Rui Sousa. A história ainda agora começou, reforça Jorri: "Não vai ser um ato único". Aliás, o espetáculo foi construído, de raiz (dos temas musicais aos cenários e marionetas), para ser portátil.
O casamento combinado deu certo
Não há dúvidas: Francisca e Dugan vão percorrer o país com a sua história de amor inconcretizável. Rui Sousa prefere chamar-lhe "um conto de fadas desconstruído". Que vai beber inspiração, por um lado, à lenda medieval do "Lobo de Gúbio", segundo a qual São Francisco doma um lobo que aterrorizava uma aldeia; e, por outro, à peça teatral "A história trágica da vida e morte do Dr. Fausto", de Christopher Marlowe, a qual envolve um pacto com o demónio.
"É um espetáculo multidisciplinar e multifacetado", criado a partir da figura do lobo, que surgia no álbum de A Jigsaw "Like the wolf". A capa do disco, por sua vez, tinha figuras a lembrar marionetas. A parceria entre a banda e a companhia de teatro de marionetas começou a desenhar-se há oito anos. O casamento que estava combinado acontece agora, responde pelo nome "The wolf and the rose" e promete ser harmonioso, com grande atenção aos detalhes.
Mais doces para crianças (e não só)
A festa no TCSB prossegue com outras propostas: no sábado, às 11.00 horas, os mais novos podem ver "O circo das marionetas", um espetáculo da companhia de Santa Maria da Feira que recria o ambiente circense através de marionetas de fios. Dirigido a crianças a partir dos 3 anos, enquadra-se na iniciativa "Sábados para a infância". Chega a Coimbra após ter viajado pela Europa e pela Ásia.
Acresce que no domingo, às 18.00 horas, os A Jigsaw dão um concerto intimista no mesmo local onde, há ano e meio, fizeram a pré-apresentação do seu disco mais recente, "No true magic". Para saber se há magia, basta aparecer. Os bilhetes custam entre 6 e 10 euros, sendo que assistir a "The wolf and the rose" garante um desconto de 50% na entrada para o concerto da banda de Coimbra.
