O Porto Canal assinala dez anos de vida. Júlio Magalhães, diretor da estação, frisa que a nova programação dará maior destaque ao F.C. Porto e terá estreias da ficção espanhola.
Corpo do artigo
O Porto Canal nasceu há dez anos e é hoje "reconhecido no país inteiro". É essa a convicção do diretor-geral, Júlio Magalhães, que se congratula com o facto de o Porto Canal "ter conseguido algo tão difícil em tão pouco tempo". "O Porto Canal já é reconhecido como um canal feito no Norte para o país. E gostava muito que no futuro fôssemos vistos como canal pioneiro", disse ao JN.
Nesta década de vida, o Porto Canal conseguiu preencher a lacuna que existia na Região Norte e passou a dar voz a cidades como Porto, Braga, Guimarães ou Chaves, entre outras. Mas Júlio Magalhães frisa que isso não significa que a estação queira ser olhada como "um canal regional". E justifica: "Temos de eliminar a ideia de que o que se faz em Lisboa é nacional e fora de Lisboa, seja no Porto ou noutra cidade qualquer, é regional. Os canais de televisão de Lisboa também estão confinados ao que se faz na Grande Lisboa. Só saem para o resto do país quando há um incêndio, um crime, um acidente ou uma festa popular. O grande desafio que temos pela frente é eliminar esse estigma".
Nova grelha no dia 10
A nova grelha do canal, que é detido pelo F. C. Porto, arranca já no próximo dia 10 de outubro. A presença do clube presidido por Pinto da Costa vai ser "ainda mais forte". "A nova grelha vai dar ainda mais espaço ao F. C. Porto, através de diretos, transmissões e programas de projeção de marca do F. C. Porto. Vamos também dar mais voz ao desporto nacional porque o F. C. Porto não joga sozinho, tem um adversário, e temos essa obrigatoriedade, até porque somos um canal generalista", acrescenta. Além disso, Júlio Magalhães revela ainda ao JN que haverá "uma aposta ainda maior na informação de proximidade", o que se traduz em "serviço público".
O Porto Canal terá pela primeira vez ficção, o que, na ótica do diretor-geral, "vai aumentar a qualidade dos conteúdos oferecidos aos espectadores". Nesse sentido, o canal prepara-se para estrear duas séries espanholas: "Cuenta atrás" e "El faro". "São duas séries de grande qualidade e que tiveram muito êxito no país vizinho", salienta.