
Gustavo Bom/Global Imagens
A equipa de Rui Vitória venceu, esta segunda-feira, a formação arsenalista, por 3-1, e aproveitou da melhor forma a derrota do Sporting em Vila do Conde e o empate do F. C. Porto, em Tondela.
O duelo que encerrou a quinta jornada do campeonato ganhou contornos de "final" na Luz. Benfica e Braga tinham a liderança do campeonato debaixo de olho, depois das escorregadelas de Sporting e F. C. Porto, no domingo. No final, quem sorriu foi a águia, que lidera isolada o campeonato, com 13 pontos em cinco jogos, mais um do que o Sporting e três em relação ao F. C. Porto.
Mitroglou voltou às opções de Rui Vitória após lesão e o técnico bem pode agradecer à inspiração do avançado. Aos 27 minutos, Gonçalo Guedes fugiu pela esquerda e cruzou para a finalização, de primeira e de pé esquerdo, de Mitroglou.
Em vantagem ao intervalo, o Benfica esteve muito perto de ampliar a vantagem logo a abrir a segunda parte. O livre de Guedes desviou num defesa, mas Marafona mostrou reflexos de gato e assinou uma daquelas defesas que entram para a galeria das melhores.
O Braga nunca se rendeu e, quando podia, rondava a baliza de Júlio César, mas a pontaria não estava afinada, como num remate de Ricardo Horta, que saiu ao lado, após boa assistência de Hassan.
À entrada do último quarto de hora, polémica e tudo decidido na Luz. Mitroglou tentou um passe atrasado, Douglas Coutinho tentou o corte, mas o melhor que conseguiu foi colocar a bola em Pizzi que, em posição de fora de jogo, aproveitou.
O banco do Braga reclamou a legalidade do lance - José Peseiro foi mesmo expulso -, mas o golo contou e, apenas quatro minutos depois, os mesmos protagonistas para o terceiro golo. Pizzi fez a assistência e Mitroglou, de cabeça, a sentenciar o duelo.
O Braga ainda reduziu, por Rosic já no minuto 90, mas o tricampeão Benfica é o novo líder do campeonato.
