
Fernando Santos lidera pela primeira vez Portugal numa grande competição
Lusa
Fernando Santos divulgou, esta terça-feira, os convocados da Seleção Nacional para ir ao Euro2016.
O jovem médio Renato Sanches, jogador do Benfica, é a grande novidade na lista dos 23 futebolistas convocados por Portugal para o Euro2016, na qual não entram Tiago e Bernardo Silva.
5179981
O 'capitão' Cristiano Ronaldo, que soma 125 internacionalizações 'AA' e 56 golos, é o líder da formação das 'quinas' na prova marcada para França, de 10 de junho a 10 de julho.
Danny e Fábio Coentrão já eram ausências confirmadas, devido a lesão, enquanto Beto, André Almeida, Luís Neto e Miguel Veloso foram outros jogadores que acabaram por não entrar, por opção de Fernando Santos.
Saiba quem são os 23 escolhidos do selecionador nacional:
Guarda-redes - Anthony Lopes (Lyon/Fra), Eduardo (Dínamo Zagreb/Cro) e Rui Patrício (Sporting).
Defesas - Bruno Alves (Fenerbahçe/Tur), Cédric (Southampton/Ing), Eliseu (Benfica), José Fonte (Southampton/Ing), Pepe (Real Madrid/Esp), Raphael Guerreiro (Lorient/Fra), Ricardo Carvalho (Mónaco/Fra) e Vieirinha (Wolfsburgo/Ale);
Médios - Adrien (Sporting), André Gomes (Valência/Esp), Danilo Pereira (FC Porto), João Mário (Sporting), João Moutinho (Mónaco/Fra), Renato Sanches (Benfica) e William Carvalho (Sporting):
Avançados - Cristiano Ronaldo (Real Madrid/Esp), Éder (Sporting de Braga), Nani (Fenerbahçe/Tur), Rafa (Sporting de Braga) e Ricardo Quaresma (Besiktas/Tur);
Fernando Santos lamenta lesões
O selecionador português de futebol lamentou ter deixado de fora da lista de convocados para o Euro2016 jogadores que foram "decisivos" no apuramento e reafirmou a ambição de alcançar a final da prova.
Após ter divulgado a lista dos 23 atletas lusos chamados para a prova que decorre em França, e da qual não fazem parte Tiago, do Atlético de Madrid, e Bernardo Silva, do Mónaco, este último por lesão, Fernando Santos referiu que "custa sempre a qualquer treinador deixar de fora jogadores que foram importantes na fase de apuramento".
"Quero deixar uma palavra de gratidão a todos aqueles jogadores que ao longo da fase de apuramento permitiram, ajudaram e contribuíram de forma decisiva para que Portugal possa estar presente na fase final. As decisões têm de ter um único objetivo, ou seja de estarmos afinados em França, porque é uma prova rápida e desgaste intenso", disse, na primeira conferência de imprensa realizada na Cidade do Futebol.
Apesar de apenas ter sido chamado para os dois últimos encontros de preparação, diante de Bulgária e Bélgica, Renato Sanches mereceu a confiança do selecionador, que, no entanto, não se quis alongar relativamente à chamada do jovem médio do Benfica e futuro reforço do Bayern de Munique.
"Todos os jogadores que aqui estão foram escolhidos depois de muita ponderação. Há um lote de 23 jogadores e não queremos destacar individualmente ninguém. Para isso, teria de escalpelizar todos os que foram chamados", referiu.
Fernando Santos adiantou ainda que deverá apostar num sistema 4x4x2, com avançados móveis.
"Os últimos jogos da seleção mostraram isso claramente. Não temos um plano A ou B, temos uma estratégia definida para defender e atacar, não tendo jogadores fixos, com avançados mais móveis. Está mais perto de um 4x4x2. Estes dois últimos jogos mostraram que a equipa é capaz de responder bem", disse.
O estágio da seleção nacional arranca a 23 de maio, na Cidade do Futebol. Até à viagem para solo gaulês, que será a 09 de junho, Portugal realiza três particulares, com Noruega (29 de maio), Inglaterra (02 de junho) e Estónia (08 de junho).
Na fase final do Euro2016, Portugal vai disputar o grupo F, com Islândia, Áustria e Hungria.
