
DR
Anton Foliforov e Emily Benham venceram o Campeonato do Mundo de Orientação em BTT WMTBOC 2016, que deu medalha de bronze a Davide Machado, momento histórico para Portugal.
Corpo do artigo
A cidade de Águeda acolheu a última final individual do dos Campeonatos do Mundo de Orientação em BTT WMTBOC 2016. Traçada nas distâncias aproximadas de 40 km para os homens e de 30 km para as senhoras, a final de distância longa revelou-se extremamente dura do ponto de vista físico, com desníveis muito acima dos 500 metros e sob temperaturas a passar os 30 graus.
No setor masculino, o Russo Anton Foliforov provou que "não há duas sem três", arrecadando a terceira medalha de ouro consecutiva nestes Mundiais e tornando-se no primeiro atleta a chamar a si todos os títulos individuais numa mesma edição. Bateu por 32 segundos o Checo Krystof Bogar, regressado este ano à competição após três anos de interregno. O terceiro lugar coube a Davide Machado, a 44 segundos do vencedor, oferecendo à orientação portuguesa a primeira medalha da sua história em competições de elite.
Na elite feminina, a vitória sorriu à britânica Emily Benham, pela segunda vez nestes Campeonatos, deixando a francesa Gaëlle Barlet a 38 segundos. A viver igualmente um excelente momento de forma, a suiça Maja Rothweiller conclui na terceira posição.
Nos escalões etários mais jovens, o destaque vai para a vitória da Checa Veronika Kubinova no escalão W20, confirmando-a como a grande figura destes Mundiais de Juniores, ao chamar a si os três títulos individuais da competição, algo nunca anteriormente conseguido no setor feminino.
Quanto aos portugueses em prova, João Ferreira alcançou o 24º posto e Ana Filipa Silva concluiu na 35ª posição.
