O F. C. Porto consolidou, esta quarta-feira, a liderança do grupo A da fase final do Campeonato Nacional de andebol, depois de vencer, na quarta jornada, o Benfica, por 30-27, deixando os encarnados praticamente fora da luta pelo título.
Corpo do artigo
Numa primeira parte bastante equilibrada, as duas equipas cometeram demasiados erros no momento de rematar à baliza e isso acabou por criar algum nervosismo para os dois lados, ao longo da primeira parte.
Ainda assim, o F. C. Porto conseguiu superiorizar-se ao Benfica logo nos primeiros minutos, mas a vantagem acabou por nunca ser superior a dois golos. Deste modo, os 'encarnados' conseguiram recuperar com o decorrer do jogo, chegando ao intervalo a vencer por um golo (15-16).
No segundo tempo, o Benfica manteve a tendência de superioridade e, durante os primeiros 10 minutos, não deixou o F. C. Porto acompanhar e empatar a partida.
No entanto, quando os 'dragões' conseguiram alcançar o adversário não mais deixaram a liderança.
Os guarda-redes Alfredo Quintana e Hugo Laurentino estiveram em destaque nestes últimos 30 minutos, apresentando-se bastante eficazes ao negar, por diversas vezes, o golo aos benfiquistas.
A 10 minutos do final, e a perder por dois golos (25-23), o Benfica começou a perder o norte e foi nessa altura que Mariano Ortega pediu um desconto de tempo, numa tentativa de serenar os ânimos.
Mas em vão. Um F. C. Porto mais concentrado e com um José Carrillo (sete golos) muito eficaz conseguiu, num Dragão Caixa completamente cheio, anular o Benfica e ainda aumentar mais a vantagem (a três minutos do final chegou a estar a vencer por uma diferença de quatro golos).