O pavilhão do Corim, em Águas Santas, na Maia, é palco, neste sábado, a partir das 9 horas, da 16.ª edição do Open Internacional de Karaté. Pelos tapetes, vão passar mais de mil atletas, nacionais e estrangeiros.
Corpo do artigo
Ainda no âmbito da prova, com início às 21 horas, decorre o 8.º Torneio das Seleções, com a participação da Madeira, do Sul (Algarve), do Centro/Sul (Lisboa), do Centro/Norte (Coimbra) e Norte. O objetivo é desenvolver dinâmicas de aperfeiçoamento com vista aos campeonatos da Europa (na primeira semana do próximo mês, em França) e do Mundo (em setembro, na Áustria).
No Open, assistir-se-á à prestação de karatecas de todos os escalões, de iniciados aos seniores, em kata (formas) e kumite (combate).
Os mais novos costumam estar em grande número nesta iniciativa, que, tal como recorda o presidente da instituição organizadora, o Clube de Karaté da Maia, António Moreira, começou por ser uma prova "para e das crianças". Com o decorrer dos anos, o evento, também designado por Torneio 25 de Abril, tornou-se uma prova de relevância nacional e internacional.
Segundo António Moreira, "a parceria que o clube estabeleceu com a Federação Nacional de Karaté também tem sido uma das alavancas da projeção da prova".
Este trabalho conjunto está patente no programa do Open deste ano, que inclui uma exibição das seleções já referidas.
Esperamos que neste ano voltem a passar pelo pavilhão do Corim mais de 2 mil pessoas, tal como nas edições anteriores", sublinha António Moreira.