
Gustavo Bom/Global Imagens
Vitória por 4-1 permite à equipa das quinas continuar a depender de si mesma na luta por uma vaga no Mundial de 2018.
"Vamos ganhar com maior ou menor dificuldade". A frase é de Fernando Santos e foi proferida no lançamento do encontro deste domingo, entre Portugal e Letónia, o quarto na fase de qualificação para o Mundial de 2018.
5496126
O prognóstico do selecionador nacional saiu certeiro, dado que Portugal garantiu mesmo o triunfo sobre os letões e que, ao contrário do que o resultado final possa dizer, não se livrou de um susto.
Num jogo em que a equipa das quinas assumiu as despesas ofensivas desde os primeiros minutos, a seleção portuguesa chegou ao golo inaugural ainda antes da meia hora de jogo. De penálti, a castigar uma falta na área sobre Nani, Cristiano Ronaldo abriu o marcador, voltando a ser feliz no Sul - este foi a sexta vez consecutiva em que capitão de Portugal faturou no Estádio Algarve.
5496132
Ora, já na segunda parte, com a equipa das quinas a continuar balanceada para o ataque, CR7 ainda teve um percalço, falhando uma grande penalidade (a quinta em dez tentativas por Portugal), e vendo, depois, a Letónia a chegar ao empate.
O golo de Zjuzins, aos 67 minutos, foi um balde de água fria para Portugal, mas a resposta da equipa das quinas não tardou: três minutos depois, já William Carvalho respondia ao cruzamento de Quaresma (recém-entrado no jogo) com um cabeceamento certeiro, para o fundo das redes.
Depois, ainda houve tempo para o capitão se redimir: Quaresma faz a segunda assistência da noite e Ronaldo, de primeira, atirou para o segundo golo da noite.
A fechar as contas, e já em tempo de compensação, Bruno Alves fez o 4-1, após cruzamento de Raphael Guerreiro.
Portugal recupera assim o segundo lugar do Grupo B, somando agora nove pontos, mais dois do que a Hungria que, neste domingo, bateu Andorra por 4-0. Já a Suíça, que venceu as Ilhas Faroé por 2-0, continua a liderar o grupo, com 12 pontos - quatro vitórias em quatro jogos.
