Mundial 2018

Portugal vence com hat-trick de André Silva

Portugal vence com hat-trick de André Silva

A seleção nacional garantiu a segunda vitória, em três jogos, no apuramento para o Campeonato do Mundo de 2018, ao vencer nas Ilhas Faroé, por 6-0. O avançado do F. C. Porto, André Silva, foi a figura do encontro disputado em relva sintética, ao assinar um hat-trick em apenas 25 minutos.

As Ilhas Faroé recebiam Portugal num clima de euforia. Afinal, quatro pontos em dois jogos e sem qualquer golo sofrido, não é um registo que o país esteja habituado, mas o sonho de manter o percurso só durou 12 minutos.

João Mário lançou André Silva em profundidade e, após um corte defeituoso, o avançado do F. C. Porto atirou com grande classe para o primeiro golo da noite em Torshavn. Mais dez minutos e nova festa portuguesa. Após jogada de Quaresma na direita e uma carambola entre um defesa e o guarda-redes das Ilhas Faroé, André Silva estava no sítio certo para, de cabeça, atirar para o segundo.

O ponta de lança chegaria ao hat-trick aos 37 minutos, com mais um movimento oportuno, depois de Gunnar Nielsen ter defendido para a frente um remate de João Cancelo. André Silva tornou-se assim no quarto jogador a assinar três golos na primeira parte de um jogo da seleção, depois de Palmeiro (1956), Nuno Gomes (2001) e Pauleta (2003) e o mais novo de sempre. Aos 20 anos, o ponta de lança bateu um recorde com 88 anos e que pertencia a Valdemar Mota, que assinou um "hat-trick" frente à Itália em 1928.

Com o triunfo garantido, Portugal não tirou o pé do acelerador na segunda parte e foi desperdiçando oportunidades até que, aos 65 minutos, Cristiano Ronaldo deixou a sua marca no jogo. Bela jogada com João Mário e o capitão português a disparar um missil de pé esquerdo para o 0-4.

Pouco depois, André Silva esteve a centímetros do "póquer", mas Nielsen assinou uma defesa soberba e, no canto que se seguiu, Pepe falhou um golo cantado. Já nos descontos, Moutinho aumentou a parada com um belo remate de pé direito, após assistência de Gelson Martins.

O extremo do Sporting ainda teve tempo para assinar outro passe decisivo, desta vez para João Cancelo, que selou a goleada com o terceiro golo em três jogos por Portugal.

Com o triunfo, Portugal sobe ao segundo lugar do Grupo B, com seis pontos em dois jogos, menos três que a líder Suíça, que venceu na deslocação a Andorra.

Recomendadas

Conteúdo Patrocinado

Outros conteúdos GM