
Cristiano Ronaldo
Rafael Marchante/REUTERS
Depois de um arranque em falso, frente à Suíça (derrota por 2-0), Portugal somou, nesta sexta-feira, os primeiros três pontos na qualificação para o Mundial de 2018, batendo Andorra por 6-0.
Se o registo do adversário - 90 derrotas em 93 jogos oficiais - deixava antever um teste sem grande grau de dificuldade, quatro minutos bastaram para se confirmarem os prognósticos mais otimistas.
5430501
Foi o tempo de que Cristiano Ronaldo, que voltou a alinhar pela seleção, depois da lesão sofrida frente à França, na final do Europeu, precisou para bisar na partida - primeiro na sequência de canto, depois após cruzamento de Ricardo Quaresma.
De volta ao 4x4x2, e com cinco alterações no onze relativamente ao jogo com os helvéticos (João Cancelo, André Gomes, Quaresma, Ronaldo e André Silva começaram de início), Portugal iniciava cedo o caminho para a goleada e, por várias vezes, ficaria perto de voltar a marcar ainda durante o primeiro tempo - algo que só aconteceria já em cima do intervalo (44 minutos), num golo de belo efeito de Cancelo.
5430495
Tudo resolvido no primeiro tempo, com a tendência a manter-se no segundo: Portugal, completamente dominador, a acumular ocasiões; Andorra incapaz de dar uma réplica digna desse nome. Por isso, foi ver o resultado avolumar-se e Ronaldo a fazer a história.... outra vez.
Aos 47, o português chegou ao hat-trick após cruzamento de André Gomes e, aos 68, após assistência de Fonte, ao póquer, o primeiro ao serviço da seleção. Depois, aos 86, ainda houve tempo para André Silva se estrear a marcar pela seleção. Era o golpe final numa Andorra que acabou reduzida a nove.
O próximo teste da equipa das quinas é já na segunda-feira, frente às Ilhas Faroé.
