
Um sorriso bonito é mais do que uma vantagem estética.
Cuidar dos seus dentes e da sua prótese dentária removível, caso a tenha, influencia a sua saúde, assim como a confiança com que lida com os aspetos sociais da sua vida
O nosso corpo é um sistema complexo e, normalmente, quando uma das "peças" não está a funcionar corretamente, esse pode ser o sinal de um problema que pode vir a afetar todo o sistema. Assim, quando desenvolve problemas dentários, estes podem ser indicativos de que algo mais se passa, como no caso de uma gengivite ou periodontite, que estão frequentemente associadas a um défice de cálcio e vitaminas B e C, resultante de uma alimentação desequilibrada, de acordo com dados apresentados pela Organização Mundial de Saúde, no seu estudo "Fortalecer a prevenção da doença periodontal".
Torna-se assim imperativo encarar de frente os sintomas que indicam que a sua saúde dentária precisa de atenção, não só para assegurar que os seus dentes não sofrem consequências permanentes, mas também para discernir se existem outras condições de doença associadas.
Esta atenção deve ser reforçada por quem já passou pela perda de dentes, uma vez que a sua boca pode estar mais exposta a fatores de risco. Os dentes, sejam eles naturais ou de outro material normalmente utilizado para substituição dos mesmos, são fundamentais para coisas tão básicas como uma correta mastigação. Para quem utiliza próteses dentárias removíveis, é importante abordar a saúde dentária de uma forma mais séria mas não mais complicada: através de um cuidado de limpeza diário é possível manter o bom estado da prótese e com a ajuda da utilização de um fixativo proporcionar uma boa fixação, estabilidade e impedir a entrada de restos de alimentos entre a prótese e a gengiva, evitando a irritação da mesma.
Agir onde não se vê
Uma das principais preocupações de quem usa próteses dentárias deve ser a sua limpeza. As bactérias proporcionam um campo fértil para infeções das gengivas e escondem-se mais facilmente nos espaços entre a prótese e as gengivas. Como tal, deve ser sempre usado um produto de limpeza adequado e que seja comprovadamente eficaz no combate à eliminação das bactérias. Uma pasta dentífrica normal não é adequada para as próteses, pois estas foram concebidas para dentes naturais, muito mais fortes, e não para os materiais das próteses, podendo criar fissuras nas mesmas e dando a possibilidade às bactérias de se alojarem nessas fissuras. A Cor ega é uma marca especialista em produtos dedicados a próteses dentárias e os seus produtos de limpeza dão diariamente provas da sua capacidade de eliminar não só as bactérias, mas também a placa bacteriana e as manchas, assim como o mau hálito.
Prevenir os problemas
Para além da limpeza da sua prótese dentária, é importante assegurar que a mesma se mantém devidamente fixa na sua boca. Uma prótese que não esteja bem colocada permite que se criem espaços entre as gengivas e a prótese, nos quais se alojam restos de comida e bactérias. A solução passa pela utilização de um bom fixativo dentário, entre os quais se destacam os da marca Corega, que asseguram que a prótese se mantém adequadamente fixa durante todo o dia. A força da mordida fica também reforçada, garantindo mais confiança mesmo quando come alimentos duros.
Para assegurar a saúde da sua boca, consulte o seu médico dentista em intervalos regulares. Além de prevenir potenciais complicações - tais como cáries ou gengivites - estas consultas são o momento ideal para se aconselhar sobre os produtos de fixação e limpeza das próteses dentárias e quais as maneiras corretas de utilização.
