A campanha aqueceu entre o movimento independente Isaltino Oeiras Mais à Frente, do atual presidente Paulo Vistas, e a candidatura do PSD, liderada por Moita Flores. Este domingo, chegaram a vias de facto, durante uma ação de campanha. Dos dois lados, entre murros e pontapés, houve feridos e queixas às autoridades, em Oeiras.
Corpo do artigo
Na versão de Paulo Vistas, um pequeno grupo de apoiantes do seu movimento seguia do porto de recreio de Oeiras para um restaurante, após a "Corrida do Tejo". Seriam poucos, até porque se tratava de uma ação de campanha informal, que não constava da agenda.
No passeio marítimo seguia, por outro lado, um grupo mais numeroso, com Moita Flores à cabeça - explicou, ao JN, Alexandre Luz, presidente da concelhia social-democrata. "Havia muito ruído e as pessoas que nos acompanhavam eram muitas", lembra.
Vistas garante que um elemento dos sociais-democratas, que seguia no final da comitiva de Moita Flores, o agrediu, desferindo um "sopapo e uns empurrões", sem que tenha havido qualquer ato provocatório por parte dos elementos do movimento. O autarca assegura que conseguiu evitar um confronto físico com maior gravidade.
Alexandre Luz tem uma versão diferente e reforça que a violência teve origem em Vistas e no irmão deste, o que terá motivado "uma intervenção dos bombeiros que estavam no local".
"O irmão do presidente seguia de patins e chocou de forma propositada com um jovem que estava no final da nossa comitiva. Não assisti ao que aconteceu, porque estava ao lado de Moita Flores, mas o que é indesmentível é que o irmão do presidente e até o próprio espalharam de forma gratuita violência, desferindo pontapés e murros", disse. "O Paulo Vistas não foi agredido porque ele próprio é que esmurrou e pontapeou", acrescentou.
As autoridades não confirmaram se houve ou não alguma queixa por agressão. Vistas já adiantou que não o fará. Porém, Moita Flores, que só mais tarde tomou conta deste episódio, revelou ao JN, ao início da noite, que dois jovens feridos nestes confrontos "têm intenção de fazer uma participação à PSP".