A mudança dos termos de serviço e de privacidade está a ser escrutinada pelos utilizadores.
Corpo do artigo
O WhatsApp, serviço que é líder ocidental de mensagens instantâneas, anunciou que vai partilhar o número de telefone e informação sobre a frequência de uso da aplicação com o Facebook. Mas o texto que anuncia os novos termos do serviço é dúbio.
Apesar de estar escrito a negrito que "as conversas e o seu número de telefone não serão partilhados com o Facebook", a empresa especifica, nos termos de serviço, que o número de telefone é um dos detalhes que serão partilhados.
Ao não assinalar a caixa a autorizar a partilha de informação, está apenas a rejeitar que os dados sejam usados para "melhorar a experiência com produtos e experiências" daquela rede social.
O utilizador tem até ao dia 25 deste mês para decidir se aceita os novos termos de uso ou se muda de programa de mensagens. Se pensa mudar, o JN ajuda-o com as alternativas que já existem no mercado.
Line
Com mais de 300 milhões de utilizadores, o Line tem um sistema de registo similar ao WhatsApp: usa o número de telefone. Desenvolvido pela Naver Corporation, no Japão, tem todas as funcionalidades do WhatsApp, com vantagem de poder ser instalado em computadores, PC ou Mac.
Viber
Começou como uma aplicação exclusiva para o iPhone, mas já chegou aos principais sistemas operativos móveis e a mais de 200 milhões de utilizadores. Tal como o WhatsApp, usa o número de telefone para registo. Permite, ainda, fazer chamadas através da internet, partilhar ficheiros e criar grupos até 100 utilizadores.
Hangouts
É o novo peso pesado no mercado de mensagens instantâneas. Desenvolvido pela Google, está disponível para Android e iOS. Junta todas as contas da Google e funciona tanto no telemóvel como no computador. A resposta a uma pergunta feita antes de sair do trabalho, no PC, pode chegar quando já estiver numa esplanada a gozar as tardes de verão após o trabalho. Ou preso no trânsito.
Skype
Programa pioneiro no uso de dados de Net para fazer chamadas, o Skype é uma alternativa de troca de mensagens credível e estável. Não carece de número de telefone para registo, bastando um email e palavra-passe. Ao fundir-se como o Hotmail e o MSN, todos os contactos ficaram ao dispor desta aplicação.
Tango
Outro dos pesos pesados do "messaging" - tem cerca de 150 milhões de utilizadores. O registo é por número de telefone. Além de mensagens e chamadas, o Tango permite fazer também chamadas de vídeo.
Telegram
O serviço de troca de mensagens alegadamente usado pelos terroristas do Estado Islâmico, graças à funcionalidade de Conversas Secretas. Permite comunicar do telemóvel e através do computador. Usa poucos dados, por isso funciona em locais com sinal de Internet mais fraco.
KakaoTalk Messenger
É o programa de mensagens mais usado pelos chineses, pelo que não é de estranhar que tenha cerca de 600 milhões de utilizadores, acima dos 450 milhões do WhatsApp. Como os principais concorrentes, o registo é feito através do número de telefone, mas permite a ligação através do email e do Facebook, alargando o leque de pessoas acessíveis através do WeChat.
LiveProfile
Aplicação simples de troca de mensagens instantâneas. Não permite chamadas. O registo é feito com conta de email.
Kik Messenger
Aplicação de envio de mensagens individuais ou em grupo. Não permite chamadas. O registo é feito através de nome e email.