
Global Imagens
Tita é a heroína lá de casa. Tem um ano de idade, quatro patas, é meiga e vigilante. Foi a gata que, na noite de sexta-feira, alertou as donas, mãe e filha, de que o apartamento estava a ser assaltado, na zona da Boavista, no Porto. E o casal de ladrões acabou mesmo por ser apanhado pela PSP.
"Eu e a minha filha estávamos na sala a ver televisão, cerca das 22.30 horas. A Tita, que dormia num dos quartos, entrou de repente na sala, toda eriçada, parecia uma bola de pelo, muito assustada. Não tirava os olhos do corredor. Fui ver o que se passava, acendi a luz do corredor, vi as portas dos quartos fechadas e ouvi barulho", contou ao JN uma das moradoras, de 46 anos, pedindo para não ser identificada.
5471491
"Tive sangue frio, peguei na minha filha, de 19 anos, e nos meus dois gatos, fomos pela porta fora e chamei a Polícia", acrescentou, explicando que ainda fechou a porta à chave. O intruso era um homem, de 25 anos, que tinha entrado no quarto através da janela, destrancada, nas traseiras do prédio. Para ali aceder, trepou por uma vedação e aproveitou o facto de uma árvore de grande dimensão "tapar a visibilidade", como realçou a moradora. No exterior, encontrava-se a namorada, de 22 anos, que tinha a função de ir recolhendo os bens furtados que o indivíduo lhe ia passando pela janela. A dupla apoderou-se de 10 relógios, dois anéis e um telemóvel, depois de remexer os quartos de mãe e filha.
"A Polícia foi impecável, chegou dois ou três minutos depois de eu ligar para o 112", enalteceu a moradora. Agentes da Esquadra de Intervenção Rápida da 2ª Divisão começaram por intercetar o homem no jardim, na posse do telemóvel e de alguns dos relógios e dos anéis. A namorada foi apanhada nas proximidades, com o restante material. No total, os artigos foram avaliados pela proprietária em cerca de 3000 euros. O JN apurou que o casal reside em Barcelos e já era suspeito de vários crimes da mesma natureza. Foram levados anteontem a tribunal.
"Se não fosse a Tita, podíamos nem ter percebido que estávamos a ser assaltadas e só descobrir mais tarde. Ela teve instinto de proteção", realçou a moradora, que tem outro gato, o Beny.
