O Ministério Públicou confirmou a instauração de um inquérito à atuação do youtuber Hugo Strada e do projeto que lidera, o "Team Strada", em que participam vários adolescente.
Corpo do artigo
A instauração do inquérito, confirmada ao JN por fonte da PGR, segue-se depois de denúncias feitas à Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens (CNPDPCJ) sobre os vídeos publicados pelo youtuber Hugo Strada, no âmbito do Projeto "Team Strada", com jovens menores de idade.
11152733
Ao JN, fonte da CNPDPCJ confirmou que, na quinta-feira, recebeu "comunicações relativas à ação do youtuber Hugo Strada". "Quando se desconhece o local de residência das crianças/jovens envolvidas, como é o caso, estas comunicações são encaminhadas para o MP-Família e Menores, o que a Comissão Nacional fez", explicou a mesma fonte.
Na quinta-feira, a VOST, um plataforma de ativistas digitais, fez chegar à CNPDPCJ uma denúncia sobre o caso, apresentando o exemplo de um vídeo em que Hugo Strada é visto a entrar numa casa de banho onde está uma menor. "Faz parte da nossa missão detetar uma série de situações online e esta pareceu-nos grave", disse, ao JN, um dos ativistas da VOST. "O que veio a público é suficiente para iniciar esta investigação", justificou.