
Igor Martins / Global Imagens
A PSP divulgou sugestões de segurança a seguir em caso de um eventual ataque terrorista em Portugal, apesar de considerar que a ameaça se mantém moderada.
Apesar do grau de ameaça terrorista em Portugal se manter moderado, não sofrendo alterações, a PSP entendeu divulgar conselhos práticos para agir em caso de ataque. São três conselhos, que podem ser sumarizados numa só frase: fugir, proteger e ligar.
"FUGIR. Esta é a melhor opção para se proteger. Não tente enfrentar, não tente negociar", sugere a PSP, em comunicado enviado às redações.
Se não conseguir, fugir, abrigue-se, aconselha a PSP. "Esconda-se, barrique-se num edifício ou estabelecimento até que as autoridades cheguem ao local", especificou, sob o lema "PROTEGER"
Quando em segurança... LIGAR. "Use o 112. A sua descrição dos acontecimentos pode ajudar a polícia. Se estiver escondido, diga onde se encontra, isso vai facilitar o seu socorro", acrescenta a PSP.
https://www.facebook.com/PSPCOMETLIS/photos/a.144317165627133.27491.144304785628371/1510736482318521/?type=3
Na mesma nota, enviada às redações, a PSP revelou que propôs "o reforço de medidas passivas de segurança na via pública, tendo em vista melhorar a proteção em zonas com elevada afluência de pessoas, permitindo soluções compatíveis com o acesso rápido para eventuais operações de socorro, em particular por parte dos bombeiros e ambulâncias, nomeadamente colocação de barreiras físicas (blocos de betão e pilaretes) para dificultar o acesso de veículos".
Segundo a PSP, de momento, esta intervenção está a ser feita em coordenação com a Câmara Municipal de Lisboa, na zona do Chiado, Rua Augusta e Mosteiro dos Jerónimos, "seguindo-se outros locais da área de jurisdição do Comando Metropolitano de Lisboa sempre que após avaliação se considere ser de implementar."
