Terras de Bouro

Casal resgatado pela GNR a 1300 metros de altitude

Casal resgatado pela GNR a 1300 metros de altitude

Um jovem casal foi resgatado esta quarta-feira à noite na Serra do Gerês, a 1300 metros de altitude, pelo Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro da GNR, após ter sido localizado por um helicóptero da Proteção Civil.

Os jovens perderam-se ao princípio da tarde, mas só quando se aproximava o fim do dia constataram que não conseguiam encontrar o caminho de regresso e deram o alerta à GNR da Vila do Gerês, que de imediato acionou os meios para localizar o casal, ambos com cerca de 20 anos, residentes na zona de Aveiro.

O casal estacionou o automóvel na Ponte do Arado, iniciando a subida para o Trilho da Lagoa Azul, em direção à Pedra Bela, mas acabaria por perder-se e caminhar para Este, até à zona da Meda da Rocalva, a cerca de 1300 metros de altitude, onde duas equipas do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da GNR os encontrou ao princípio da noite e os levou sãos e salvos até à Ponte do Arado.

A operação de busca, resgate e salvamento durou cerca de três horas. Foi uma das mais delicadas operações de que há memória nos últimos anos, devido ao aproximar da noite e face à total desorientação dos jovens, que não conseguiam dar qualquer tipo de ponto de referência para a sua localização e distanciando-se, cada vez mais, subindo a Serra do Gerês, sempre na direção contrária à que tinham percorrido de início.

Só com o apoio de um helicóptero do Centro de Meios Aéreos de Arcos de Valdevez da Autoridade Nacional de Proteção Civil foi possível localizar, ainda com a luz do dia, os jovens.

Recomendadas

Conteúdo Patrocinado