Um grupo de populares colocou fogo nos chifres de um touro, na madrugada deste sábado. O ato foi denunciado na página de Facebook do PAN (Pessoas-Animais-Natureza).
Corpo do artigo
Ao JN, a GNR de Benavente confirmou o sucedido e garantiu que está a "tomar diligências no sentido de identificar os responsáveis pela iniciativa", que tinha sido proibida pela autarquia e pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, nos dias anteriores.
A prática ilícita ocorreu no âmbito da Festa da Amizade, a festa popular que enche as ruas de Benavente entre 22 e 24 de junho e que tem como tradição as largadas de touros.
De acordo com o plano de festas divulgado pela Câmara Municipal de Benavente, estava programada, para as 1.30 horas de sábado, a "largada de três touros em recinto alargado". Terá sido depois dessa hora que um grupo de populares manietou um touro e, com o animal quase imobilizado e sem grande margem de defesa, lhe colocou fogo-de-artifício nos chifres, como mostra um vídeo publicado pelo grupo IRA (Intervenção e Resgate Animal) e partilhado pelo PAN.
O partido informou ter questionado a Ministra da Administração Interna sobre a prática que, segundo apurou o Jornal de Notícias junto das autoridades, é importada de Espanha, e deu conta da presença de "órgãos da polícia criminal" na festa. "Estes alegadamente estiveram presentes no local das festividades e nada fizeram para impedir a tentativa ou consumação desta prática ilícita e atentatória do bem-estar e da integridade física do animal", lê-se. A GNR negou que houvesse guardas no momento da agressão ao touro.
O JN não conseguiu contactar, até ao momento, a Câmara Municipal de Benavente para esclarecimentos.