
REUTERS
Um jovem de 19 anos, alegadamente envolvido no assassínio de um agricultor português na Venezuela, morreu numa troca de tiros com a polícia, no bairro Andrés Eloy Blanco, no Estado de Arágua, a 100 quilómetros de Caracas.
Segundo fontes policiais, Joseph Linares, conhecido pela alcunha de "El Gatico", era suspeito de ter assassinado a tiro o agricultor Juan Francisco Fernandes Vieira, de 46 anos.
O assassinato ocorreu na tarde do último sábado, na localidade de Santa Cruz, Estado de Arágua, e o suspeito teria roubado um camião que o agricultor usava para transportar produtos agrícolas, quando o português transportava vários trabalhadores da sua fazenda.
"El Gatico" apercebeu-se de que oficiais da Polícia de Arágua e do Corpo de Investigações Científicas, Penais e Criminais (Cicpc, antiga Polícia Técnica Judiciária) realizavam uma operação conjunta para o apanhar e disparou contra os funcionários.
O jovem terá agarrado a mesma arma com que matou o agricultor português para disparar vários tiros contra a polícia, quando os oficiais se aproximavam da casa onde se encontrava.
Durante a troca de disparos, ficou gravemente ferido, foi transportado ao Centro de Diagnóstico Integral de Santa Cruz, onde faleceu pouco depois de dar entrada.
Entretanto, a polícia venezuelana deteve quatro outros indivíduos, suspeitos também de estarem envolvidos no assassinato do agricultor português e de fazerem parte de um grupo criminoso conhecido pelo apelido de "El Changó", contra o qual existem denúncias de sequestro e roubo de agricultores da localidade.
